HALIBUT DERMA® - Conselhos

Como facilitar o sono do bebé?

Durante as primeiras semanas, o bebé passa a maior parte do tempo a dormir. Depois, começam a chegar os dias em que já não quer estar deitado e que tem mais dificuldade em adormecer. Os pais recorrem então a alguns truques (colo, mama,...) que podem não ser bons porque a criança desenvolve o hábito de adormecer assim e depois já não é capaz de o fazer de outro modo. É importante que se estabeleça uma hora de ir para a cama, e esta deve ser precedida de um ritual de despedida que lhe transmita confiança e o ajude a desligar completamente das actividades do dia. Os pais, por seu lado, devem deixar o quarto antes de ele adormecer, deixando-o com o seu objecto de consolo.

Dicas para antes de deitar

  1. Banho morno
    O banho ao fim da tarde costuma ser um bom indutor de sono. Devemos procurar dá-lo sempre à mesma hora, sem pressas nem pressões (deve ser uma actividade agradável para todos).
  2. Jantar
    É preciso separar os actos de mamar e dormir. O bebé deve comer acordado e só depois dormir, na sua cama.
  3. Massagem relaxante
    Enquanto lhe vestimos o pijama, podemos dar-lhe uma massagem suave nas costas ou no peito, falando-lhe com ternura. As nossas carícias sossegam-no e preparam-no para conciliar o sono mais facilmente.
  4. Mimos e carícias
    Antes de deitar o bebé, podemos pegá-lo um pouco ao colo e sussurrar-lhe palavras carinhosas. O contacto físico é muito relaxante e tranquilizador. Mas, atenção, há que deixá-lo na cama ainda acordado.

Como facilitar o sono já na cama?

  1. O conto
    Uma vez deitado, podemos ler-lhe um conto (ainda que não nos entenda, gosta que falemos com ele), contar-lhe uma pequena história, cantar-lhe uma canção ou qualquer outra actividade tranquila que o ajude a relaxar pouco a pouco.
  2. Liberdade de movimentos
    Não convém tapar muito o bebé, nem segurar os lençóis com pinças ou outros dispositivos que lhe limitem os movimentos. O melhor é tapá-lo com uma manta leve e, se se destapa muito, vestir-lhe um pijama grosso.
  3. Música repetitiva
    A música suave e repetitiva é um excelente elemento do ritual pré-sono, mas deveria terminar antes de a criança adormecer. Quando toca, o bebé sossega e, com o tempo, acaba por associar o som a um período agradável.
  4. Ambiente familiar
    Os objectos que acompanham o bebé no início do sono devem permanecer com ele toda a noite. É essencial incluir na sua rotina nocturna elementos que continuem no quarto quando saímos. Assim, quando acordar, poderá observá-los e continuará a dormir tranquilo.
  5. A sesta
    Alguns bebés dormem muito bem na sua caminha durante a noite, mas preferem fazer a sesta noutro lugar. Não há nenhum inconveniente. A sesta é uma prática que, com o tempo, desaparece. Por isso, não importa como e onde a criança a faz, desde que se mantenha inalterada a rotina do sono nocturno. Não convém obrigá-lo a fazer a sesta na sua cama quando não o quer, porque poderia relacioná-la com uma situação desagradável. Não há qualquer problema se dormir no carrinho, na espreguiçadeira ou no parque. O importante é evitar que o bebé associe o acto de dormir a um isolamento ou a um castigo.

Dormir com ou sem barulho?

É importante que o seu bebé perceba as diferenças entre dia, noite e sesta. Habitue o bebé a fazer as sestas na rotina normal do seu dia-a-dia em casa, com o ruído ambiente característico. Isso fará com que adormeça mais facilmente em ambientes mais animados ou até fora de casa, se for necessário.

Devo acordá-lo de noite para mamar?

Aconselhe-se com o seu pediatra, pois algumas destas decisões dependem da criança. Contudo, se ele está a dormir, está bem. Controle os intervalos máximos entre refeições se a criança não acordar, para evitar demasiadas horas de jejum.

Conheça a nossa Gama
de produtos
Halibut

HALIBUT Derma® Creme Muda Fraldas

CREME MUDA FRALDAS

hidratação e prevenção da assadura da fralda

HALIBUT Derma® Emulsão Corporal

EMULSÃO CORPORAL

hidratação diária da pele do bebé

HALIBUT Derma® Gel de Banho

GEL DE BANHO

limpeza suave da pele do bebé

HALIBUT Derma® Creme Anti-Estrias

CREME ANTI-ESTRIAS

prevenção e redução das estrias

HALIBUT Derma® Plus Spray

PLUS SPRAY

reparação e cuidado da pele

HALIBUT Derma® Plus Creme

PLUS CREME

reparação e cuidado da pele

HALIBUT Derma® Creme de Mãos | Halibut Derma®

CREME DE MÃOS

hidratação e cuidado das mãos

HALIBUT Derma® Stick Labial

STICK LABIAL

hidratação e cuidado dos lábios secos

HALIBUT Derma® Creme Labial

CREME LABIAL

hidratação e cuidado dos lábios muito secos e gretados

  • BEBÉ
  • MAMÃ
  • FAMÍLIA
Medinfar

MAPA DO SITE | CONTACTOS