HALIBUT DERMA® - EXERCÍCIOS

Algumas técnicas simples, para momentos únicos de ligação ao bebé.
Notas Importantes
  • Antes de começar, deverá falar com o pediatra para se certificar que o seu bebé pode realizar os exercícios e esclarecer qualquer dúvida que possa ter.
  • Tenha sempre atenção ao local onde coloca o bebé, de modo a evitar quedas ou outro tipo de acidentes.
  • Não faça sessões muito longas. Comece por sessões curtas e vá aumentando o tempo, até um máximo de 20 minutos por sessão.
  • Aprenda a conhecer o seu bebé, que movimentos lhe agradam mais, em que altura do dia está mais predisposto, etc.
  • Não massage nem exercite o bebé se ele tiver fome, estiver cansado ou se tiver acabado de comer.
  • Faça movimentos calmos e fluidos e não force nenhum movimento ou posição.
  • Ponha música calma e cante ou fale com o bebé durante a sessão.
  • Repita cada exercício 5 a 10 vezes
  • Disfrute do momento! Deve ser tão agradável para si como para o bebé.
  • Bebé
  • Mamã

Exercícios para o Bebé

A Massagem

Comece por habituar o bebé ao momento, com uma massagem simples. A massagem infantil tem inúmeros benefícios, porque o toque dos papás promove o relaxamento do bebé e é mais uma oportunidade para estabelecer uma ligação entre ambos.

Deite o bebé sobre uma toalha e coloque-o onde sentir que ele fica mais seguro: num colchão, no chão ou no seu colo. Dispa-o e comece por lhe espalhar o óleo no corpinho, olhando-o nos olhos e falando com ele carinhosamente. O óleo a usar deverá ser inofensivo se ingerido – lembre-se que o bebé põe as mãos e pés na boca! Se o bebé mostrar desconforto ou chorar, dê por terminada a massagem e tente noutro dia.

Pernas

Coloque as mãos ao nível do joelho do bebé e faça um movimento semelhante ao de fazer “minhocas” com barro ou plasticina, até ao tornozelo. Termine sacudindo ligeiramente a perninha.

Peito e Costas

Coloque as mãos abertas sobre o peito do bebé e desenhe um coração, fazendo um movimento em direcção aos ombros e descendo até ao umbigo. Este exercício deve ser feito apenas se o cordão umbilical já tiver caído. Repita o movimento nas costas do bebé, tendo atenção para não fazer demasiada pressão na coluna.

O exercício

De acordo com diversos estudos, o exercício é benéfico para os bebés, pois facilita o seu desenvolvimento motor, coordenação e agilidade e aumenta a força e flexibilidade.

Peito

Agarre gentilmente nas mãozinhas do bebé e abra-lhe bem os bracinhos. Depois feche-os, cruzando-os à frente do peito.

Pernas

  1. Agarre as perninhas do bebé pelos tornozelos e faça movimentos suaves, como se ele estivesse a pedalar.
  2. Agarre cada uma das perninhas do bebé e levante-as, como se lhe fosse mudar a fralda. Depois, abra-as lentamente, formando um “V”. Não force a abertura. Volte à posição inicial e repita.

Abdominais

Agarre as mãozinhas do bebé e puxe-o gentilmente até ele se sentar. Não deixe que a cabeça descaia! Se o bebé ainda não segurar o pescoço, coloque uma das suas mãos na nuca dele, apoiando-a, e puxe-o com a outra mão. Volte a deitá-lo lentamente e repita.

Referências:
  1. Myers-Smith, Carrie. Mom and Baby Exercise. [Online]. [citação 2013 JUL 3]; Disponível em, URL: http://www.dswfitness.com/docs/Mom&BabyExercise.pdf

Exercícios para a Mamã

O exercício faz maravilhas durante a gravidez. Melhora o estado de espírito, aumenta a qualidade do sono e reduz as dores e incómodos da gravidez. Ajuda a prevenir a diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia e prepara-a para o nascimento do bebé, já que fortalece os músculos e aumenta a resistência. Além disso, faz com que seja muito mais fácil retomar a boa forma depois de o bebé nascer.

O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia recomenda à mulher grávida que faça pelo menos 30 minutos de exercício por dia, todos os dias. O treino ideal fortalece o coração, mantém a agilidade, controla o ganho de peso e prepara os músculos para o parto, sem lhe causar a si nem ao bebé stress físico excessivo.

Caminhar

Caminhar permite manter a forma, sem danificar as articulações. É um exercício fácil de executar, que não exige mais do que uma roupa e calçado confortável, e é seguro durante todo o tempo de gestação.

Natação

A Natação é o melhor exercício para uma grávida e o mais seguro. Além de exercitar braços, pernas e pulmões, melhorando a condição cardiovascular, tem ainda o benefício de fazer com que não sinta o peso acumulado durante a gravidez, já que dentro de água as pessoas se sentem sempre mais leves.
Em vez da natação, poderá optar pela hidroginástica.

Dança

Dance ao som das suas músicas preferidas, no conforto da sua sala, ou numa aula de uma modalidade mais soft. Afaste-se das coreografias que envolvam saltos, quedas e voltas, mas dance!

Yoga

O Yoga é um excelente exercicío de relaxamento e meditação, que mantém e melhora a flexibilidade e ajuda a tonificar os músculos, tendo pouco impacto nas articulações.

Alongamentos

Os alongamentos são muito importantes pois mantêm o corpo ágil e promovem o relaxamento, além de prevenirem os danos musculares. Adicione alongamentos ao exercício cardiovascular (caminhadas, natação) para melhores resultados.

É importante que se mantenha activa durante a gravidez, mas não se esqueça que esta é uma condição física à qual não está habituada. Consulte o seu médico, de modo a saber quais os exercícios mais adequados para si, para que não ponha em risco a sua saúde nem a do seu bebé.

Referências
  1. BabyCenter. The best kinds of exercise for pregnancy. [Online]. [citação 2013 JUL 3]; Disponível em, URL: http://www.babycenter.com/0_the-best-kinds-of-exercise-for-pregnancy_7880.bc?showAll=true

Conheça a nossa Gama
de produtos
Halibut

HALIBUT Derma® Creme Muda Fraldas

CREME MUDA FRALDAS

hidratação e prevenção da assadura da fralda

HALIBUT Derma® Emulsão Corporal

EMULSÃO CORPORAL

hidratação diária da pele do bebé

HALIBUT Derma® Gel de Banho

GEL DE BANHO

limpeza suave da pele do bebé

HALIBUT Derma® Creme Anti-Estrias

CREME ANTI-ESTRIAS

prevenção e redução das estrias

HALIBUT Derma® Plus Spray

PLUS SPRAY

reparação e cuidado da pele

HALIBUT Derma® Plus Creme

PLUS CREME

reparação e cuidado da pele

HALIBUT Derma® Creme de Mãos | Halibut Derma®

CREME DE MÃOS

hidratação e cuidado das mãos

HALIBUT Derma® Stick Labial

STICK LABIAL

hidratação e cuidado dos lábios secos

HALIBUT Derma® Creme Labial

CREME LABIAL

hidratação e cuidado dos lábios muito secos e gretados

  • BEBÉ
  • MAMÃ
  • FAMÍLIA
Medinfar

MAPA DO SITE | CONTACTOS